o prazer da mesa

Mini-localidade (não chega a ser um sítio na rede) dedicada ao ténis de mesa nas sua múltiplas vertentes. Divulgação altruísta e exibicionismo vão de um praticante do INATEL que também é jornalista.

domingo, janeiro 28, 2007

Campeonato Distrital de Pares do INATEL

Jorge Roxo e Luís Graça
vencem primeiro jogo



Algum dia tinha de ser, após anos de aturados esforços. A dupla de mesa-tenistas Individuais Jorge Roxo (14º classificado no Distrital de 3ª Categorias do Inatel, Singulares) e Luís Graça (26º) derrotou uma dupla do Santander/Totta no primeiro encontro de Pares da temporada.
A vitória sobre Janino Pereira (18º em Singulares) e Manuel Espírito Santo Alves ocorreu pelos parciais de 11-9, 11-6 e 11-4. O encontro disputou-se no pavilhão principal do Estádio 1º de Maio, em Lisboa.

Até esta época o Campeonato de Pares disputava-se de tarde, sob a forma de um torneio, com eliminação à 2ª derrota, que o par Luís Graça/Jorge Roxo fazia questão de alcançar o mais cedo possível, para encontrar os balneários vazios e assim fugir à “hora de ponta” dos duches.

Esta temporada os moldes são diferentes, pelo que Luís Graça/Jorge Roxo serão potencialmente obsequiados com muito mais derrotas. A pauta competitiva está dividida em grupos de três equipas, que defrontam os restantes grupos na primeira fase. Como o terceiro par do grupo desistiu, é seguro afirmar que Luís Graça/Jorge Roxo triunfaram em dois encontros na primeira jornada nocturna.



Quanto ao encontro propriamente dito, a chave da vitória estava na capacidade de evitar a pancada de revés de Janino Pereira, um mesa-tenista que se sagrou uma vez campeão do Inatel em Singulares (2ª categorias) e prima pela regularidade.
No primeiro “set”, Graça/Roxo iniciaram o jogo da pior forma, chegando rapidamente ao 1-5. Apesar disso, embora não tenham trocado impressões sobre a forma como estava a decorrer a contenda (nem tendo recorrido a um pedido de desconto de tempo), conseguiram recuperar paulatinamente da desvantagem e chegaram ao 11-9. Os dois “sets” seguintes foram mais fáceis.

Como nota de reportagem, saliente-se a curiosidade de Manuel Espírito Santo jogar no Santander/Totta, o que prova que as movimentações entre bancos se processam de forma muito rápida.



Por último, um agradecimento ao nosso amigo Gastão Travado, que teve a paciência de imortalizar em imagens e vídeos o encontro de Pares e o treino de Luís Graça e Jorge Roxo.
Não se sabe bem, mas parece que o treino terminou com um resultado favorável a Jorge Roxo por 6-5, em “sets” bem suadinhos.
No último jogo de Singulares entre Jorge Roxo e Luís Graça, a abrir o ano desportivo, a vitória sorriu a Jorge Roxo por 3-0.